1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Saiba como escolher as Escadas de Sótão perfeitas para si e para a sua casa

Saiba como escolher as Escadas de Sótão perfeitas para si e para a sua casa

Espaços esquecidos nas casas, como os sótãos, costumam ter grande potencial. Ainda assim, é relativamente frequente que não sejam utilizados como deveriam. Geralmente, é por causa do difícil acesso. Mas pode resolver este problema ao instalar umas escadas de sótão.

Existem muitos produtos no mercado com diferentes características e modelos, o que pode dificultar a escolha. Além do mais, nem todas as opções se adequam ao espaço em causa.

Para não correr o risco de fazer um mau investimento, a escolha deve ser informada e preencher alguns requisitos. Descubra neste artigo:

  • Quais as vantagens das escadas de sótão;
  • Que tipos de escada de sótão existem;
  • O que deve ter em conta ao fazer a sua escolha.
 
Veja as Escadas de Sótão disponíveis na Loja Online

Quais as vantagens das Escada de Sótão?

O principal benefício de uma estrutura como esta é facilitar o acesso a espaços inutilizados que poderiam ser mais bem aproveitados, independentemente do propósito que procuram servir.

Assim, ao tornar o acesso mais simples e prático, estas divisões tornam-se mais úteis.

Para algumas pessoas pode ser ligeiramente intimidante subir por determinadas escadas, pelo que recorrer a uma estrutura resistente contribui para que todas as visitas ao sótão sejam menos difíceis ou perigosas, e também mais rápidas.

 000-como-escolher-escadas-de-sotao-destaque

 

Que tipos de Escadas de Sótão existem?

Os vários modelos existentes no mercado apresentam algumas características que os diferenciam, relativas a aspetos como o tipo de manuseamento.

Os mais comuns são as escadas recolhíveis, cuja estrutura é projetada quando necessária e recolhida quando não é.

Para além disso, o tipo de escada pode dividir-se segundo algumas características:

  • Desdobrável – a estrutura abre mediante dobradiças dispostas ao longo da escada, desdobrando-se;
  • Retrátil do tipo pantógrafo – a estrutura pode ser encolhida;
  • Fixa - a estrutura não é recolhível e é fixa ao chão.

01-como-escolher-escadas-de-sotao

Além do mais, existem opções que permitem que sejam manuseadas eletronicamente, através de comandos à distância que abrem e fecham a estrutura em poucos segundos. Em caso de falha elétrica, a abertura pode ser feita de forma manual.

O tipo de apoio também é variável - através de um corrimão ou apenas na linha superior da escada.

Conheça os vários modelos de escadas de sótão existentes, para que possa fazer a sua escolha de forma fundamentada e segura.

 

Quais os 3 fatores que deve ter em conta ao escolher a sua escada de sótão?

como-escolher-escadas-de-sotao

1. Localização

Mesmo uma escada de pequenas dimensões requer espaço suficiente para ser instalada. Portanto, é necessário certificar que a abertura da escada não causa obstrução do espaço em que será projetada.

Idealmente, a estrutura não deve impedir a abertura de portas, por exemplo.

Caso seja instalada num local de muita utilização na casa, pode levar a que o acesso ao sótão seja evitado, não usufruindo, assim, do investimento como esperado. Além disso, a base tem de ser sólida e firme por razões de segurança.

Mas não é só o espaço inferior que é importante – deve também ser possível movimentar-se ao entrar no sótão ou no terraço.

Quando a área é reduzida, as escadas aconselhadas são as retráteis do tipo pantógrafo, pois ocupam pouco espaço.

Por fim, a abertura no teto pode significar perda de energia térmica, pelo que, preferencialmente, devem ser instaladas numa área da casa estratégia, que não seja climatizada, para que não sejam acrescentados custos de isolamento.

 

2. Dimensões e capacidade de carga

Conhecer as dimensões do espaço onde a escada será instalada é importante, pois só assim é possível comparar as características dos produtos disponíveis e optar pela solução certa.

Em primeiro lugar, é necessário averiguar as dimensões do sótão para garantir que existe espaço suficiente para a escada dobrar, encolher ou deslizar livremente.

Além disso, existem outras medidas importantes:

  • Comprimento e largura da abertura, bem como a altura do chão do sótão;
  • Largura da escada, isto é, o local exato onde a base da escada vai assentar;
  • Altura da escada (do chão ao teto);
  • Largura do espaço de projeção (ângulo) da escada quando aberta.

É também fundamental verificar o limite de carga.

Se for um espaço de arrumação suplementar, por exemplo, é importante garantir que a escada aguenta o peso adicional das caixas, além do peso de quem as transporta.

 

3. Materiais

As escadas de sótão podem ser de aço galvanizado, alumínio ou madeira.

A escolha deve ser realizada consoante alguns aspetos, como a estética. Nos dias de hoje, é importante que se enquadrem nos espaços onde são instaladas.

 

Escolher uma solução adequada com a ajuda da ODEM

Ainda que sejam conhecidos todos os aspetos fundamentais a ter em conta para escolher as escadas de sótão de forma informada, pode ser necessário recorrer a um especialista ou pedir conselhos técnicos.

Estes profissionais são especialistas na projeção e instalação destas estruturas. Além disso, ajudam a que não se tomem decisões que comprometam as questões de segurança e dificultem o acesso.

Por isso, fale connosco para esclarecer questões relativas à escolha da sua escada de sótão.

Para além de disponibilizar uma vasta gama de produtos, a ODEM acredita que um aconselhamento adequado é a base para alcançar os resultados esperados.

 

 

download-ebook-escadas-de-sotao-odem