1. Blog
  2. /
  3. Escadas de Sótão e Terraço
  4. /
  5. Instalar Escadas de Sótão valoriza o meu imóvel?

Instalar Escadas de Sótão valoriza o meu imóvel?

As escadas de sótão são elementos funcionais e estéticos numa casa. Permitem ganhar espaço e uma divisão extra, para além de facilitarem o acesso a locais antes inacessíveis.

Mas este artigo procura explorar outra vantagem de peso. 

Tem ideia do quanto umas escadas de sótão podem valorizar o seu imóvel? Qual o valor que representa para potenciais compradores? 

Talvez seja o elemento que faltava para colocar em prática um projeto há muito na gaveta. Ao valorizar a sua casa, eleva o potencial do preço de venda. 

 

Veja os modelos de Escadas de Sótão disponíveis

 

Instalar Escadas de Sótão permite obter retorno financeiro?

Para quem eventualmente pensa vender a casa, instalar escadas de sótão é uma das renovações que permitem alcançar um retorno satisfatório a nível monetário, com pouco investimento.

É verdade que existem modelos mais caros e outros mais económicos, mas, de forma geral, implicam gastos controlados e equilibrados.

Além do mais, podem contribuir para que a habitação permaneça menos tempo no mercado e seja vendida por um preço mais alto, recuperando o valor que investiu na remodelação.

Mas como é que uma transformação, aparentemente tão simples, pode valorizar tanto um espaço?

Vamos descobrir.

instalar-escadas-de-sotao-valoriza-o-meu-imovel

Carregue na imagem para ver maior

 

1. Escadas de sótão oferecem mais espaço útil à casa

Se há coisa que nunca é demais numa casa é o espaço.

Não há como negar que qualquer comprador aprecia o facto de poder aproveitar uma área extra, usufruindo dela tal como está ou otimizando-o ao seu gosto.

Portanto, mesmo que este espaço seja pequeno, com alguns metros quadrados, o mais importante é torná-lo acessível e funcional. Este será um elemento diferenciador. 

Mesmo que possuir uma divisão extra seja uma ótima oportunidade por si só, não poder aceder-lhe como gostaria não parece ter grande interesse.

É por isso que as escadas de sótão podem ser grandes aliadas na hora de vender o imóvel.

 

2. Aliam segurança à praticidade

É verdade que conseguir aceder ao sótão é o mais importante, de preferência de forma rápida e prática, mas não é menos fundamental conseguir fazê-lo com segurança, através de estruturas estáveis, resistentes e de confiança.

Existem vários modelos à escolha, e é certo que a resistência depende também do material, mas ter uma escada segura e confiável valoriza muito a habitação na hora da compra.

É um elemento que já está instalado e que o potencial comprador não precisa de se preocupar (ou gastar dinheiro). 


3. Conferem ao imóvel uma característica única

Contar com elementos distintivos faz as maravilhas de qualquer comprador.

Afinal de contas, na hora de comprar, a componente estética tem um grande valor. 

É claro que gostos não se discutem, e decerto cada comprador tem as suas preferências, mas existem muitos modelos disponíveis, alguns mais impressionantes que outros.

As escadas de sótão elétricas, por exemplo, podem contribuir para o fator “uau”, além de tornarem o acesso muito prático.

 

Em termos de habitabilidade…

Ainda que seja benéfico fazer da sua casa uma habitação com um bom valor de venda para o caso de ser sua intenção mudar, também é verdade que é importante aumentar o seu valor e conforto caso pretenda ficar.

Neste sentido, incorporar escadas de sótão pode ser o primeiro passo para usufruir melhor da sua casa, libertando espaço nas outras divisões e torná-las mais harmoniosas.

É uma forma de aumentar a área útil sem precisar de aumentar o terreno,
ainda para mais com pouco investimento.

Se puder incorporar a estrutura logo no momento da construção, ótimo – poupará dinheiro.
Por outro lado, caso tenha de realizar uma abertura valerá a pena na mesma, ainda que envolva mais custos.

Portanto, ainda que não recupere o valor, como em caso de compra, consegue usufruir dos benefícios que a mudança trouxe ao seu lar.


6-modelos-de-escadas-de-sotao-para-todos-os-espacos-escada-de-sotao-recolhivel-em-pecas_b4d0b2db-13d5-4127-8f1e-86e9b18dbace_480x480

 

O que deve ter em atenção para garantir a valorização do imóvel

Por esta altura, já se tornou evidente que as escadas de sótão podem ser bons investimentos.

Ainda assim, a valorização é potenciada se:

  • Não obstruírem os espaços onde estão instaladas;
  • Tiverem um material condizente com a frequência do uso – uma escada muito utilizada exige materiais mais resistentes;
  • Forem instaladas de forma segura;
  • Sejam adequadas ao tamanho do espaço (algumas precisam de mais área para fechar e abrir);
  • Não comprometerem a estrutura da casa (se for necessário realizar uma nova abertura).

 

Escolha as Escadas de Sótão certas e valorize a sua casa

Pode considerar que as escadas de sótão são, de facto, estruturas que lhe trarão benefícios monetários e para o próprio conforto, mas não se esqueça que o primeiro passo é sempre estar consciente da importância do processo e da escolha.

Afinal de contas, não deseja correr o risco de transformar a remodelação num mau investimento, que não foi devidamente calculado.

A solução? Procure aconselhamento especializado junto de profissionais como os da Odem, que saberão melhor que ninguém todas as dicas para valorizar o seu espaço a um nível que, provavelmente, nunca pensou ser possível.

download-ebook-escadas-de-sotao-odem